Se você almeja conquistar uma vaga em Instituições bancárias o artigo dessa semana é para você!
Para essa semana a COOPBANK preparou pra você que deseja ingressar e ocupar uma vaga em bancos privados um artigo recheado de dicas e possíveis caminhos que irão te ajudar a avançar nessa estrada.
Quer saber mais? Continua aqui com a gente e confira esse conteúdo.
São inúmeras as vantagens para quem trabalha em um banco e por esse motivo muitas pessoas almejam conquistar uma vaga nessas instituições financeiras.
Em primeiro lugar, destacamos que os salários para o profissional que ingressa no banco são muito atrativos. Além disso, chamam atenção ainda os benefícios que se somam ao salário, que podem incluir assistência médica e odontológica, vale refeição e alimentação, previdência e até mesmo convênios com academias, Universidades e outros ambientes voltados para o lazer.
Outro fator que geralmente é atrativo para aqueles que almejam uma vaga em bancos diz respeito à possibilidade efetiva de recebimento de uma participação nos lucros da empresa, valor este que pode ser um grande diferencial na sua conta bancária ao final do mês!
Mas você deve estar se perguntando:
afinal, como devo me preparar para concorrer a uma vaga no banco?
Primeiramente você precisa saber que para atingir seu objetivo e construir uma carreira de sucesso em instituições bancárias você precisa fazer um investimento substancial em formação.
O ponto positivo é que se você não se interessa necessariamente pela área de finanças, saiba que o banco disponibiliza vagas nos mais variados setores, garantindo assim o bom funcionamento da instituição como um todo.
Assim, preparamos uma lista de cursos nos quais você pode ingressar, além de uma lista de certificações voltadas para quem deseja entrar na disputa com um bônus no currículo.
- Os cursos nos quais você poderá investir presencialmente ou à distância:
-
Gestão Financeira
Este curso está englobado na categoria de cursos do tipo tecnológico, logo sua duração é menor do que a de cursos convencionais. Nele o futuro profissional aprenderá a lidar com procedimentos relativos a fluxos de caixa, faturamentos, investimentos em recursos e análises financeiras, por exemplo.
-
Economia
O economista pode ocupar cargos estratégicos dentro da Instituição financeira justamente porque estuda a maneira como a sociedade produz a riqueza. Seus conhecimentos podem ser decisivos para projeções em investimentos possíveis a serem feitos.
-
Ciências Atuariais
Nesse ramo, os profissionais se voltam para o cálculo dos riscos nas transações financeiras, que incluem previdência, fornecimento de crédito e seguro. Com base em cálculos matemáticos e estatísticos, esses profissionais são capazes de analisarem possíveis ganhos e perdas dos bancos nos contratos a serem assinados.
-
Ciências contábeis
Fica a cargo dos contadores a responsabilidade de registrar toda e qualquer movimentação financeira da empresa a qual está vinculado. Este é um cargo de suma importância e necessário em instituições financeiras ou não, uma vez que os impostos a serem pagos, o balanço patrimonial e o controle de toda a receita da empresa devem passar pelo profissional em questão.
-
Sistemas de Informação
O profissional que pertence a área da Tecnologia da Informação também tem espaço nas grandes empresas e instituições financeiras pelo domínio da rede, instrumento fundamental para qualquer instituição na atualidade. O curso de Sistemas de Informação permite ao profissional administrar aquilo que circula na rede de computadores dos bancos.
-
Direito
Como os bancos trabalham com uma série de contratos voltados para clientes, outras empresas e para com os próprios funcionários, investem em um departamento jurídico próprio, logo, os advogados também possuem espaço dentre os contratados por essas instituições.
-
Marketing
Bancos concentram grandes investimentos em marketing e propaganda, por esse motivo esses profissionais são também requisitados a comporem o quadro de funcionários dessas empresas. Além do investimento nas propagandas televisivas, esses profissionais se engajam no fortalecimento da marca, garantindo sua presença em diversos tipos de eventos.
-
Logística
O profissional formado em Logística trabalha para que os processos de funcionamento de uma empresa ocorram com excelência. Ele está engajado, portanto, na melhoria desses processos, se antecipando a possíveis problemas e infortúnios. Por estar atento às mais diversas etapas do funcionamento da empresa, tais como produção, armazenamento e distribuição de produtos, este profissional pode contribuir no sentido de otimizar serviços prestados nos bancos, ocupando cargos estratégicos nessas empresas.
-
Administração de empresas
O Administrador tem espaço em todas as grandes empresas, isto porque estão preparados para lidarem com todos os âmbitos voltados para gestão. Esse caráter multifacetado do Administrador permite que ocupe cargos diversos no interior dos bancos.
-
Gestão de Recursos Humanos
O profissional que possui esta formação, como o nome bem evidencia, trabalha com a gestão do material humano da empresa. São estes os profissionais responsáveis pela elaboração dos planos de carreira, pela seleção de novos funcionários e pela administração dos resultados daqueles que já se encontram na Instituição.
Outros investimentos em formação que são decisivos para que você saia na frente e ocupe a vaga tão sonhada são as certificações CPA 10, CPA 20 e CEA, por exemplo. Há uma obrigatoriedade legal em relação a estas certificações e o trabalho desenvolvido pelo profissional bancário por força da resolução CMN 3158/2005.
inclusive ministramos um curso sobre Como Passar Na Prova CPA10 >>
Todas essas certificações se dão a partir da realização e aprovação nas provas que são realizadas pela ANBIMA e possuem, cada uma delas, um grau de dificuldade relativo a cada nível.
Sobre essas certificações vale a pena para o profissional que deseja se especializar ainda mais e dar UP no currículo para acessar as vagas das instituições financeiras, buscar cursos e apostilas que auxiliem no preparo para realização da ou das provas.
Outra dica importante é que os bancos valorizam também profissionais bilíngues, então invista em uma segunda língua e se torne um profissional diferenciado.
Você quer trabalhar em bancos privados e outras instituições financeiras? Esse artigo te ajudou? Precisa de outras informações? Conta aqui pra gente!
NA COOPBANK TODA SEMANA TEM UM ARTIGO NOVO PARA VOCÊ!
Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos que pretendem ingressar nessa carreira.