1º de julho: Dia C – Dia Internacional do Cooperativismo

Você já deve ter ouvido falar das cooperativas brasileiras que atuam nos mais variados ramos da economia das grandes cidades ao campo.

Segundo a OCB, as cooperativas foram divididas em ramos justamente com a finalidade de facilitar suas atuações junto aos governos, instituições legislativas – Congresso Nacional, por exemplo – e tribunais de justiça. “A ideia é simples: cada ramo reúne as cooperativas pelo tipo de trabalho que fazem”.

A partir de 2020 a quantidade de ramos foi reduzida. De 13 deles passaram a estar divididos em 7. A nova estrutura, é segundo a OCB, mais viável para que seu sistema esteja mais aproximado da realidade das cooperativas e sua divisão, após a união e ressignificação dos ramos está assim:

  • Agropecuário;
  • Consumo;
  • Infraestrutura;
  • Saúde;
  • Trabalho, produção de bens e consumo;
  • Transporte;
  • Crédito;

 

Agora que já falamos brevemente sobre as cooperativas e seus ramos de atuação, vamos conhecer um pouco mais sobre o Dia C?

Esse dia é separado pelas cooperativas brasileiras para a promoção de atividades voluntárias diversas nos estados específicos onde a Campanha ocorre.  Acontece da seguinte maneira, o sistema OCB no estado, que divulga e organiza cada serviço prestado, que por sua vez, são executados pelas cooperativas. Há toda uma mobilização, por meio da OCB, da mídia e de meios de publicidade, além disso, para tornar esse dia possível, são distribuídos aos participantes documentos, cartilhas e manuais com orientações sobre como prestarem seus serviços nesse dia.

Após, todos os preparativos, um evento é preparado contando com a interligação de todos os estados participantes a partir da conexão promovida pelo Sistema OCB. Nesse evento, as comunidades são brindadas com a oferta de serviços voluntários e, também tem a oportunidade de interagirem em atividades voltadas para lazer, educação, cultura, saúde, dentre outras.

De onde veio essa ideia?

Veio da busca por unir responsabilidade social e o potencial das cooperativas, tudo isso para servir o próximo. As atividades voluntárias atestam o quanto pode modificar e serem modificadores na vida do próximo.

O Dia C, ou Dia de Cooperar, foi pensado, portanto, como um dia reservado à prática de atividades que auxiliassem, de alguma maneira, a melhora da vida das pessoas, por meio das equipes voluntárias e das atividades e serviços oferecidos. O objetivo é o de impulsionar ações voluntárias partidas das cooperativas e de seus cooperados para a mudança da realidade das pessoas a partir da mobilização e convergência de esforços do grupo. O projeto teve origem no ano de 2009, no estado de Minas Gerais.

Como funciona a vivência das cooperativas anualmente?

Na prática, o evento ocorre uma vez ao ano, em espaço aberto a todos, ou seja, público, e é impulsionado por cada unidade estadual, onde as cooperativas colocam em prática o oferecimento de serviços que atendam a demandas da sociedade. Em contrapartida, a tentativa é a de tornar esses serviços e a promoção de atividades correlatas que tanto bem fazem a sociedade tornarem-se não mais pontuais, mas sim permanentemente oferecidos pelas cooperativas.

Quais ações são realizadas pelas cooperativas no Dia de Cooperar?

São muitas as atividades, serviços e campanhas promovidas no Dia C pelas cooperativas brasileiras:

Aferição de pressão arterial e de Glicose;

Emissão de documentos;

Higiene bucal;

Vacinação contra gripe;

Oferta de palestras educativas;

Apresentações culturais;

Oficina de informática básica;

Saúde e bem-estar;

Corte de cabelo e manicure;

Educação financeira e de trânsito;

Entre outras atividades diversas.

O crescimento da campanha…

Se em 2013 oito estados se uniram em prol desse dia, em 2015 todos os estados aderiram à Campanha. Em 2019 essa grande ação completou dez anos de existência e a cada ano o engajamento de cooperativas vem se tornando maior e mais representativo. Os números continuam incríveis e batem todos os records de participação das cooperativas: muitos voluntários espalhados por muitas cidades pelo país atingiram com suas ações beneficentes muitos milhões de brasileiros.

A COOPBANK marcou presença nessa grande ação em 2023, assim como vem participando em todos os anos, desde sua fundação em 2015. Nossa ação neste ano foi voltada ao público com atendimento focado na saúde e bem-estar dos visitantes.

Para o ano de 2024, Nós, da Coopbank, queremos ampliar nossas possibilidades de assistência à sociedade para além do Dia C, e nossa programação pretende seguir algumas atividades a serem estudadas durante o ano, mas já estamos trabalhando com foco na reciclagem com impacto social e proteção do meio ambiente, em parceria com uma grande recicladora.

Abaixo nossas atividades no Parque Madureira em 2023:

*Higienização e Educação

Entrega de sabonete/sabão para higienização no dia do evento no Parque Madureira, totalizando 450 peças.

*Saúde e bem-estar

*Trabalhamos, também, com massageadores que proporcionaram aos nossos visitantes uma sensação de relaxamento e bem-estar inenarrável (palavras dos nossos visitantes).

*Fizemos a entrega de 300 sachês com ervas medicinais de escalda pés, para que os nossos visitantes pudessem dar continuidade ao nosso atendimento no âmbito domiciliar.

Junte-se a nós! Juntos somos mais fortes!

 

 

 

 

Tags :

Compartilhe Este Artigo

Notícias Mais Comentadas