As empresas, de uma forma geral, têm se esforçado e entendido nas últimas décadas o quanto o uso da tecnologia pode auxiliar em seu crescimento. Esse movimento vem se mostrando maior com o passar dos anos e, por esse motivo, há a adoção e adaptação por parte dessas corporações para utilização dessas novas tecnologias.
É importante acrescentar que a transformação digital tem mostrado seus efeitos em diversas escalas: de consumidores, passa por instituições de todos setores e, além disso, influencia na forma como os ocorrem os relacionamentos, também nesses âmbitos. Nesse sentido, este cenário também é composto pela distribuição de dados nos meios digitais.
Sempre que fazemos uso das redes sociais, precisamos realizar algum cadastro, utilizamos a lupa para busca, damos play em algum um vídeo, assistimos a anúncios ou realizamos alguma compra, ainda que offline. Todos esses processos envolvem nossos dados, portanto, ao realizarmos essas atividades, deixamos dados para trás – além disso, é preciso considerar ainda todas as informações que já se encontram nos cadastros e softwares de órgãos públicos.
Porém, efetivamente, qual a influência do conhecimento desses dados para as empresas? É simples, muitos destes dados podem e são coletados para análise e adoção de estratégias diversas. O Data Driven Marketing é um exemplo disso. No artigo de hoje, apresentaremos esse conceito e como é possível para as empresas utilizarem esses dados não só em suas comunicações, mas também para atingirem suas metas na área de vendas.
Data Driven: o que é?
É sabido que traduções de expressões nem sempre dizem ao certo o que aquelas expressões querem dizer. A tradução para Data Driven seria, aproximadamente, algo como “direcionado por dados”.
Em Data Driven Marketing nos referimos ao marketing orientado pelo uso dos dados, com ênfase no ambiente digital, porém também com aplicações realizadas offline. Como já dissemos, é possível coletar uma série de dados sobre os hábitos de consumo das pessoas, além de seus perfis, sua localização, renda, etc.
No marketing, que flerta com a comunicação e ao mesmo tempo com objetivos da área de vendas, é inteligente e efetiva uma abordagem com enfoque na utilização de dados. Essa utilização, quando realizada de forma eficaz, origina resultados muito positivos. Falaremos deles a seguir:
Vale a pena investir em Data Driven Marketing?
Assim como para todas as ferramentas tecnológicas, há um investimento para treinamento de seus colaboradores, para a contratação de ferramentas e adaptação dos processos internos ao Data Driven Marketing. Vale ressaltar a importância desse investimento para obtenção de benefícios reais com a utilização dos dados. Alguns dos resultados provenientes da adoção dessa estratégia são:
- Ter acesso a pesquisas de mercado próprias voltadas às necessidades específicas do negócio;
- Acessar novos possíveis leads e aumentar suas bases;
- Investir em anúncios direcionados aos canais certos;
- Associar ao uso do Data Driven Marketing outras estratégias de marketing;
- Qualificar leads B2B e B2C;
- Criar nichos para a introdução de novos produtos;
- Confirmar informações de fornecedores e empresas parceiras, elevando a segurança dos processos em suas atividades;
- Tornar tempo melhor aproveitado, o que aumenta a produtividade das equipes;
- Ampliar e aplicar processos de marketing e vendas;
- Elevar o número e valor das vendas
O Data Driven Marketing utiliza como ferramentas de inteligência de mercado. Essas ferramentas oferecem funcionalidades múltiplas que abordam quatro pontos indispensáveis ao trabalho com dados:
- Coleta;
- Tratamento;
- Armazenamento;
- Visualização;
Dentre esses e outros pontos, chama também a atenção a extração dos leads.
Curtiu essa estratégia de Marketing? Trabalhar com dados pode ajudar o seu negócio? Acompanhe a COOPBANK e fique por dentro!