Meditação: como iniciar e quais os benefícios dessa prática?

Dar atenção ao seu corpo e a sua mente podem fazer toda a diferença no seu cotidiano.

 

 

Se você ainda não começou a meditar por falta de tempo ou de conhecimento sobre os benefícios dessa técnica, saiba que preparamos um post bem bacana pra você. Já adiantamos que os benefícios são sentidos logo no primeiro dia de prática da meditação. Parece ótimo, não é? E é! Rola pra baixo e acompanhe com a gente!

O que é meditação?

A meditação é um exercício avançado de concentração. A intenção é a de conseguir alcançar um estado de equilíbrio das emoções, o que permite ao praticante lidar de maneira mais apropriada com o estresse mental e físico.

A importância em se apostar nesse exercício nos dias atuais se dá justamente pelo ritmo acelerado e estressante do cotidiano de todos nós, que precisamos muitas vezes nos tornar multitarefas.

De uma maneira bem geral, pessoas associam a prática da meditação a monges ou determinados grupos de estudiosos, porém ao contrário do que imagina, a meditação pode e deve fazer parte da rotina de quem deseja superar desgastes do dia a dia.

Benefícios da meditação: quais são eles?

Controla os níveis de ansiedade

  • Melhora a qualidade do sono
  • Melhora a capacidade de manter o foco em atividades gerais
  • Reduz a perda de memória
  • Reduz sintomas ligados à depressão
  • Reduz os níveis de estresse
  • Eleva a capacidade de autoconhecimento
  • Torna as emoções positivas mais aparentes

 O ato de meditar.

 A meditação não requer o uso de equipamentos específicos ou de treinamentos avançados. Para meditar é necessário apenas separar alguns minutos do seu dia e dispor de um lugar tranquilo e silencioso.

Por quanto tempo preciso meditar?

Não é preciso de muito tempo diário para que os benefícios da meditação sejam sentidos. Terapeutas indicam que 10 minutos já pode ser um ótimo começo para quem deseja iniciar com essa prática benéfica ao corpo e a mente.

Como devo começar a meditar?

4 passos a serem seguidos pra você que deseja iniciar essa prática:

  1. Em primeiro lugar é importante escolher um horário em que você possa estar 100% presente na prática, ou seja, o mais tranquilo possível e sem interrupções.
  2. Depois de escolhido o lugar, você precisa se desconectar do mundo, então lembre-se de desligar o celular, o computador e, com isso, fuja das distrações. Nada deve te incomodar para que seu nível de concentração seja o maior possível.
  3. A posição para meditar e a de manter-se sentado e com a coluna ereta, após isso é necessário fechar os olhos.
  4. A partir daí, escolhido o lugar, fugindo das distrações e sentado em ambiente confortável e de maneira correta, de início ao processo conferindo atenção a sua respiração, e aos seus batimentos cardíacos, além de todas as sensações que o seu corpo emana. É importante não focar nos pensamentos que porventura surjam, deixando-os partirem. Você deve se manter atento ao momento da meditação.

 

 

 

 

 

Tags :

Compartilhe Este Artigo

Notícias Mais Comentadas