A inteligência emocional é uma soft skill fundamental para o
cotidiano no trabalho. Esta é uma habilidade indispensável para que
as relações interpessoais caminhem da melhor maneira possível.
O domínio do profissional sobre as suas próprias emoções e sobre
aquelas que afloram dos outros é um grande diferencial, mesmo para
aqueles que são inteligentes e se destacam em demais áreas do
conhecimento. O que queremos destacar é que não é útil que o
colaborador somente domine sua área de conhecimento, mesmo que o
faça com maestria, se não possui controle sobre o seu lado emocional.
No interior das empresas a inteligência emocional é decisiva para o clima
organizacional e para a produtividade observada dentre as equipes.
No artigo de hoje a Coopbank vai te mostrar em alguns passos como
aplicar a inteligência emocional no ambiente de trabalho, atitude
fundamental para a melhora de sua performance e alcance de seus
objetivos em sua carreira.
Entenda por quais motivos vale a pena investir nessa habilidade.
O que inteligência emocional e como aplicá-la no ambiente
de trabalho?
Como já dissemos, a Inteligência emocional é uma soft skill (habilidade
desenvolvida) que se dá quando o colaborador sabe reconhecer, avaliar e
influenciar sentimentos seus e dos outros no cotidiano da empresa e nas
relações profissionais.
Em Emotional Intelligence livro de 2004, o conceito é tratado por Peter
Salovey e John Mayer, dois psicólogos que definem inteligência emocional
como:
“a capacidade de monitorar seus próprios sentimentos e emoções e
também os dos outros, discriminá-los e usar essas informações para
guiar o pensamento e ações alheias”.
No contexto organizacional, portanto, a inteligência emocional se torna
uma competência valiosa na condução das relações interpessoais, da
comunicação efetiva e no gerenciamento de conflitos.
São quatro os pilares que a sustentam:
1. Identificar as emoções: trata-se da capacidade de identificar os
sentimentos considerando as expressões faladas e gestuais, que
vão além das formas de linguagem verbal e não verbal.
2. Utilizar as emoções: utilizar e dominar as diferentes emoções
com a finalidade de se comunicar de maneira objetiva e clara.
3. Compreender as emoções: entender variações emocionais em
suas várias formas.
4. Ter gerência sobre as emoções: saber administrar emoções e
sentimentos próprios e alheios, com o controle da situação e
direcionando as conversas com ênfase em seus objetivos.
Aplicar a inteligência emocional no ambiente de trabalho
A inteligência emocional é uma das competências mais
valorizadas no mercado atual. Isso quer dizer que gestores levam em
consideração esta capacidade na busca por colaboradores.
Essa é uma das habilidades mais almejadas pelas empresas segundo o
relatório Global Talent Report, do LinkedIn. Essa habilidade vem junto a
capacidade de se adaptar, de colaboração, à criatividade, de inovar e
persuadir.
Vale ressaltar que a inteligência emocional, comprovadamente, eleva a
produtividade e os resultados nas empresas. Além disso, os gestores e
líderes inteligentes emocionalmente conseguem elevar a performance de
suas equipes em mais de 30%.
Aplicá-la no ambiente de trabalho gera os seguintes benefícios:
Efetividade da comunicação
A inteligência emocional é crucial para que a comunicação se torne
efetiva no ambiente de trabalho. Os colaboradores necessitam dominar
as suas emoções para então aprenderem a lidar com os sentimentos dos
outros e transmitirem mensagens de forma correta, de modo a evitar
ruídos em suas conversas diárias.
A empatia no trabalho também é em muito promovida por essa
habilidade, por esse via a comunicação não violenta é trabalhada.
Trabalho em equipe otimizado
O trabalho em equipe é fundamental para que qualquer negócio dê certo
e a inteligência emocional tem grande importância nessa relação.
A comunicação efetiva e clara entre os colaboradores, onde há o respeito
dos sentimentos de todos, facilita a implementação e a colaboração nas
empresas para a construção de equipes mais engajadas.
Conflitos resolvidos mais facilmente.
As divergências e os conflitos fazem parte do cotidiano do ambiente de
trabalho, porém o domínio adequado das emoções é diferencial
nesses momentos.
Gestores e colaboradores inteligentes emocionalmente mediam conflitos
com maior facilidade e conseguem administrar os ânimos quando
conversas difíceis são iniciadas, isso pode ser diferencial para que
acordos se desenvolvam de forma mais fluida.
Inteligência emocional no trabalho: como torná-la realidade?
É possível aplicar a inteligência emocional no trabalho e desfrutar de seus
benefícios. Para tal, você precisa estar focado nessa missão.
Pensando nisso, a Coopbank preparou para você, leitor, algumas dicas
para aplicação da inteligência emocional em sua vivência pessoal e
profissional. Vamos a elas:
1. Promova sua autoconsciência
Para buscar reconhecer e gerenciar emoções nas outras pessoas, é
necessário que você faça um exercício de autoconsciência e busque ter
conhecimento e entendimento sobre os seus próprios
sentimentos.
No ambiente de trabalho você poderá realizar algumas pausas durante o
expediente para refletir e entender o que você sente neste momento.
Identificar as emoções surgidas em diferentes situações, como em
uma entrega importante de relatório ou resultado, durante uma reunião,
após um feedback negativo, em um problema com cliente ou colega de
trabalho, entre outras situações, é importante para que se possa
compreender e mediar esses sentimentos em nosso interior.
2. Aprenda a lidar com as emoções negativas
A partir do momento em que você começa a compreender suas emoções,
irá se deparar com diversos sentimentos negativos que surgem na
medida em que situações diferentes ocorrem no ambiente de trabalho.
Diante dessas situações é possível que você identifique frustração, medo,
ansiedade, indiferença, raiva, indignação, dentre demais emoções que se
dão durante o expediente de trabalho.
Essas emoções devem ser observadas. É nelas que você deve focar seus
esforços, para entender quais são suas principais causas identificar como
podem afetar suas relações dentro da empresa.
3. Seja pragmático
O autocontrole emocional é importante para que uma postura mais
pragmática e estratégica seja adotada em sua comunicação com
colegas e gestores.
É necessário que você seja capaz de identificar as emoções mais úteis no
ambiente de trabalho, tais como calma, segurança, otimismo ou foco, por
exemplo, e por as mesmas em prática nas suas relações cotidianas,
evitando atitudes impulsivas.
4. Aprimore sua empatia
Quando desenvolvemos a empatia desenvolvemos também a capacidade
de nos colocarmos no lugar do outro, a partir de então conseguimos
compreender o ponto de vista do outro.
Para ser capaz de identificar as emoções alheias você precisará
desenvolver sua empatia.
Identificar emoções alheias faz com que aprendamos a agir em cada
situação com a finalidade de desenvolvermos uma relação mais
harmoniosa com nossos colegas.
Vale seguir a regra de ouro: tratar todos como você gostaria de ser
tratado.
5. Seja um excelente ouvinte
Escutar ativamente é essencial para que haja o desenvolvimento da
inteligência emocional no trabalho.
É imprescindível ouvir as pessoas com atenção para que sejam
compreendidas suas emoções e sentimentos – mais ainda pelo que não
Ser um bom ouvinte, facilita o gerenciamento das emoções na empresa.
6. Desenvolva sua persuasão
A inteligência emocional e seu desenvolvimento requer uma capacidade
persuasiva superior.
Dessa forma, você deve investir no desenvolvimento dessa habilidade
caso deseje ter domínio sobre as emoções alheias.
A medida que você domina os sentimentos envolvidos em uma
conversa, tem chances maiores de conduzi-la por um rumo que te
favoreça no alcance de seus objetivos.
Lembre-se, porém, que persuadir não é manipular.
A persuasão te permite utilizar argumentos de convencimento para
perfis diferentes de pessoas, considerando suas necessidades emocionais
e almejando um acordo que favoreça ambos.
7. Melhore sua comunicação
A comunicação é a ferramenta da inteligência emocional no trabalho.
Portanto, é preciso aprimorar suas técnicas de comunicação com
diferentes pessoas utilizando linguagem, tom e expressões que sejam
adequadas ao momento, lugar e situação.
Uma estratégia para aplicá-la em seu ambiente de trabalho é utilizar o
rapport. Fazer isso consiste em espelhar o comportamento do
outro para que assim seja construída uma conexão verdadeira e próxima
durante uma conversa.
A criação do rapport no diálogo sugere a necessidade de identificação
dos pontos em comum com a pessoa na busca por reproduzir alguns
comportamentos dela com a finalidade de gerar identificação.
Você pode, por exemplo, ajustar o tom de voz para se aproximar do
interlocutor, se dirigir a ele chamando-o pelo nome e utilizar alguns
pequenos gestos que ele usa enquanto fala – sem cometer exageros.
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importância do desenvolvimento da inteligência emocional.