Saiba como Cadastrar a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)

Saiba como Cadastrar a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)

O que é?

 Serviço disponível para notificar um acidente laboral ou de deslocação, assim como uma condição de saúde relacionada com o trabalho. O documento tem utilidade em órgãos distintos do INSS.

Atenção! A empresa em que a pessoa acidentada trabalha deve comunicar o acidente até o dia útil seguinte. Se o acidente resultar em morte, é necessário comunicar imediatamente. Este pedido pode ser feito totalmente online, sem necessidade de deslocamento até o INSS.

Quem tem permissão para fazer uso deste serviço?

 A empresa onde a pessoa que sofreu o acidente de trabalho ou de trajeto trabalha. Se a empresa não cumprir com essa obrigação, é possível registrar a CAT :

  • A própria pessoa envolvida no acidente;
  • Pessoas que dependem da pessoa acidentada;
  • Organizações sindicais;
  • Profissionais da saúde;
  • Autoridades governamentais.

Passos necessários para a execução deste serviço

Preencha e envie o Formulário de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)
Acesse a página de registro de Acidentes de Trabalho
Escolha qual categoria de CAT se enquadra na sua necessidade
Forneça as informações necessárias para finalizar o seu cadastro

Canais de entrega:

App móvel:
Baixe o aplicativo Meu INSS no Google Play Store ou no App Store.

Página virtual:
Portal do Meu INSS

Página web:
Website de Registro de Comunicação de Acidente de Trabalho.

Número para contato:
Entre em contato através do número 135, caso haja dificuldade de acesso ao sistema.

Tempo previsto de espera:

Até 5 minutos.

Para o envio do formulário

 Para Completar e encaminhar o formulário de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)

Visite a área de Registro de Comunicação de Acidente de Trabalho clicando no link abaixo:

https://cadastro-cat.inss.gov.br/CATInternet/faces/pages/cadastramento/cadastramentoCat.xhtml

Documentos necessários em todas as situações

 Detalhes do empregador (Nome ou Razão Social, Tipo e Número do Documento, atividade Econômica Principal, Localização, CEP e Contato Telefônico)

  • Detalhes sobre a pessoa empregada que sofreu o acidente (informações pessoais, remuneração, identificação oficial, endereço, contato e informações profissionais)
  • Informações sobre o acidente
  • Informações sobre qualquer incidente policial, caso exista
  • Informações sobre o atendimento de emergência e cuidados médicos prestados
  • Informações médicas sobre o acidente
  • Não esqueça de preencher todos os campos obrigatórios, se não, o sistema deixará de enviar o formulário, prejudicando o processo

Mais detalhes

 Tempo necessário: Atendimento instantâneo.

  • Informações extras sobre o custo: Este serviço não tem nenhum custo para o cidadão
  • Caso deseje saber mais ou tenha alguma dúvida sobre este serviço, entre em contato pelo Nº 135
  • Se surgirem questionamentos, entre em contato com a Central de Atendimento do INSS através do número 135
  • O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília)
  • Este serviço é oferecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social
  • Caso haja alguma dúvida, reclamação ou sugestão, entre em contato com a Central de Atendimento do INSS através do número 135

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