A importância do equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Como colocar em prática duas importantes vertentes da vida em 5 dicas.

Conciliar trabalho e vida/ rotina pessoal é ainda um dos grandes problemas enfrentados pelos indivíduos em 2022. Com a adoção da modalidade home office, essa dificuldade parece ter se intensificado de maneira brutal. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 745 mil pessoas morrem anualmente em decorrência do grande volume de trabalho. Esse alarmante número mostra a necessidade de se valorizar os momentos de lazer e descanso e aponta, sobretudo, a necessidade de se apartar duas atividades tão importantes para a manutenção da vida.

Na prática, é possível equilibrar vida profissional e vida pessoal?

Muitas vezes o profissional se torna incapaz de notar que está extrapolando em muito o tempo de jornada de trabalho e quando percebe, simplesmente já possui uma imensa demanda de trabalho e muitas funções acumuladas.

O temor da demissão também faz com que muitas pessoas se submetam a longas jornadas de trabalho, ao acúmulo de funções e a falta de limites no ambiente de trabalho. Essa incapacidade de dar um ponto final no labor incute em expedientes extras que se dão em horários que obrigatoriamente deveriam se voltar para o cuidado mental destes trabalhadores.

Recorremos novamente à OMS para verificar o quanto o excesso de trabalho pode ser danoso ao ser humano. Segundo dados apontados por esta organização, o profissional que trabalha durante 55 horas por semana ou mais, possui em média 35 % a mais de chances de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) e 17% mais chances de morrer em decorrência de alguma doença cardíaca. Esses dados são mostrados quando em comparação com profissionais que dispõe de 35 a 40 horas de carga de trabalho semanais.

Nesse sentido, a busca e alcance do equilíbrio é fundamental para que consequências extremas não sejam sentidas pelo trabalhador, que não se materializam apenas fisicamente, mas também emocionalmente e socialmente.

Os sintomas da rotina de trabalho exaustiva são sentidos física e emocionalmente:

Fisicamente: fadiga excessiva, dores de cabeça, dores no corpo, lesões, doenças cardíacas e cerebrais, entre outros.

Emocionalmente: ansiedade, estresse, preocupação constante, bloqueio criativo e emocional, depressão, entre outros.

Como equilibrar vida pessoal e profissional em 5 dicas?

  1. Planeje sua rotina semanal

 Planejar sua rotina semanal te permite compreender todas as suas ocupações e metas para aquele conjunto de dias. Isso te fará manter um foco. Lembre-se de que não há um controle rígido sobre nada e que imprevistos podem ocorrer. Pensando nisso, reserve algum tempo de seus dias para quaisquer eventual problemas, mas tenha em mente que você precisa manter uma constância e saber a hora de parar, respeitando seu limite de trabalho diário.

  1. Tenha em mente suas prioridades

 Saber quais são as suas prioridades e metas faz com que você tenha um certo controle sobre sua rotina, o que reduzirá a sua ansiedade.

Para tal, você pode elencar essas prioridades com base em um cronograma que organizará a sua rotina, considerando sua carga horária de trabalho.

Dê início a esta organização com as demandas mais urgentes e, após isso, organize as demais demandas. Assim você realizará o que é crucial e se sobrar tempo, realizará as demais atividades.

  3. Diga não quando necessário

 Dizer não pode ser muito difícil para muitas pessoas, mas é crucial impor limites nas relações e colocar a mão onde alcança.
Quando conhecemos os nossos limites, dizemos não com mais sobriedade, pois entendemos que devemos priorizar a nossa saúde mental e aquilo que podemos ou não fazer, respeitando os nossos limites e possibilidades.

Ser transparente é importante em todas as relações, sejam elas sociais, amorosas e no ambiente de trabalho.

  1. Delegue tarefas

É importante saber solicitar ajuda de sua equipe, justamente porque nem sempre podemos dar conta de todas as demandas com excelência. É partindo desse pressuposto que precisamos entender a importância de distribuir tarefas para então cumprir prazos e metas sem gerar qualquer sobrecarga para os membros da sua equipe, o que inclui você.

Faça uma avaliação daquelas tarefas que precisam ser resolvidas exclusivamente por você e separe-as das demais. Estas, distribua entre seus colaboradores de forma justa e respeitando também seus limites.

  1. Aproveite as suas horas livre

Em sua folga ou ao fim do expediente, desconecte-se do ambiente de trabalho e de suas demandas. Não acesse o seu whatsapp business, nem mesmo o e-mail da empresa. Cuide da sua saúde mental, distribua carinho entre família e amigos ou use este tempo para você, da maneira que se sentir mais confortável e leve.

É possível que em caráter eventual alguma demanda urgente surja, mas fique de olho para que não se torne um hábito trabalhar fora do horário estipulado.

Respeite o seu momento de descanso e lazer.

Nunca é tarde para buscar equilíbrio entre qualidade de vida e crescimento profissional. Invista neste equilíbrio e ganhe saúde!

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