Ambiente de trabalho caótico: como mediar conflitos?

Ambiente de trabalho caótico: como mediar conflitos?

O ambiente de trabalho costuma ser heterogêneo.

Ou seja, é um ambiente formado por pessoas diversas.

Desse modo, o fato de ser composto por indivíduos com perfis, vivências e oriundos de gerações diferentes pode ser fator determinante para que o ambiente mal administrado se torne caótico.

[the_ad_placement id=”conteudo”]

Portanto, é cada vez mais complicado mediar conflitos que ocorrem entre os colaboradores no ambiente de trabalho. Isso porque a quantidade de opiniões diversas e as formas de trabalho também são diferentes.

Como esses problemas interferem na rotina?

Primeiramente, os conflitos interferem na relação entre os indivíduos. Eles causam tensão e prejudicam a qualidade de vida dos colaboradores. Esses conflitos representam divergências e diferenças entre os funcionários.

De maneira geral, o ambiente de trabalho se torna caótico quando a equipe se sente massivamente cobrada por mais produção e atingimento de metas. Nesse sentido, o excesso de cobranças torna o ambiente estressante, que por sua vez, gera comportamentos agressivos.

Dessa forma, o ambiente se torna carregado e todo esse contexto é propício à desavenças, queda da produtividade ou mesmo improdutividade, desmotivação e estresse.

[the_ad_placement id=”conteudo”]

Mas o que fazer quando a situação na empresa está assim?

A princípio, é indicado trabalhar o que é chamado de inteligência emocional. Isso significa trabalhar para ser capaz de reconhecer e  dominar o que se está sentindo e além disso, buscar tomar conhecimento sobre que os outros sentem. A partir de então, a ideia é trabalhar a melhor forma de lidar com esses sentimentos.

Como é possível utilizar a inteligência emocional para lidar com os conflitos? Afinal, como age o agente mediador?

Para que seja possível mediar os conflitos, é preciso que aquele que lidera, emprega, gerencia ou coordena, possua dentre outras as seguintes habilidades comportamentais e emocionais:

  • Foco em resolver questões;
  • Autoconhecimento;
  • Autocontrole;
  • Capacidade de se relacionar com pessoas;
  • Empatia para com os outros (equipe)
  • Capacidade de gerir problemas;

Quais sentimentos podem ser esses?

Em primeiro lugar, para gerenciar problemas no ambiente de trabalho, é necessário ter domínio sobre suas próprias questões emocionais. Assim, será possível administrar esses problemas sem gerar novos.

Quando um ou mais colaboradores apresentam problemas, é preciso identificar com quais sentimentos está lidando, antes de chamá-los para uma conversa. Eles podem ser, por exemplo:

Medo. Quando o funcionário se mostra amedrontado frente ao opressor, se omite e não responde ou se coloca nas discussões.
 Nervosismo. Quando o funcionário se mostra irritado, muitas vezes de forma extrema e  a todo tempo. Agride verbalmente a outros colegas, bate com seus objetos, fala palavrões.

Irritabilidade. Quando o funcionário se irrita com tudo o que acontece e, por isso, ele reclama de tudo e todos.

Frustração. Quando o funcionário não lida bem com as frustrações do cotidiano, se não fecha um contrato ou não entrega algo no prazo, logo se desmotiva e frustra, o que o paralisa em sua produção.

Ciúmes. Quando os funcionários se atacam, pois querem disputar a atenção do líder para suas ideias.

Inveja. Quando os funcionários acreditam ser merecedores de um cargo ou promoção que um outro funcionário alcançou por esforço.

[the_ad_placement id=”conteudo”]

O que o mediador deve lembrar?

Quando identificadas as emoções, é mais fácil chegar a origem do problema e pensar formas de resolução para o que pode se tornar um problema.

Porém, é preciso lembrar que não há emoções  ruins ou boas, de forma definitiva. Dessa forma, para que se defina como elas surgiram, sua natureza e como impactam no cotidiano do ambiente de trabalho, é necessário perceber o contexto em que elas aparecem e, de fato, como são colocadas para fora.

Quando se passa a pensar as resoluções desses conflitos, o principal é investir no diálogo. O  líder deve mostrar aos colaboradores atritados se há a necessidade de se levar problema até o final.

[the_ad_placement id=”conteudo”]

Para iniciar a conversa é preciso:

  1. Sempre iniciar a conversa buscando ser empático.
  2. Mostre boa vontade em conhecer o problema das partes envolvidas.
  3. Ressalte a importância do respeito entre todos os colaboradores, independente do grau hierárquico. Portanto, é preciso respeitar as opiniões divergentes e as formas diferentes de trabalho.
  4. Utilize do seu bom senso ao analisar a situação.
  5. Mostre respeito em relação a ambos os pontos de vista.
  6. Pontue os problemas e peça para que reflitam sobre eles.
  7. Acompanhe a situação até que a questão se dissolva.

Conclusão

Assim, como líder, é necessário estar sempre atento ao clima do ambiente de trabalho. Mostrar-se empático e disposto a ouvir sobre as inquietudes dos colaboradores é uma forma de impedir que o ambiente de trabalho se torne caótico. Além disso, previne que problemas maiores ocorram e garante que a produtividade se mantenha em níveis satisfatórios.

Lembre-se, a manutenção de qualquer ambiente depende de todos os envolvidos!

Tags :

Compartilhe Este Artigo

Notícias Mais Comentadas