Como aumentar suas vendas através de estratégias de marketing digital?

As vendas da sua empresa caíram? Sim, não? Mesmo que as coisas caminhem bem, sempre é possível melhorar, acredite!

Muitos empreendedores acabam conseguindo um número de clientes satisfatórios para manterem o negócio, porém não conseguem sair da estagnação e alavancar as vendas.

Enquanto isso, outros acabam lidando com outro empecilho: investem e conseguem aumentar as vendas, mas o lucro acaba desaparecendo porque investem errado e muito para conseguirem resultados!

Pensando nisso, hoje a Coopbank reservou um conteúdo bem bacana para você! Vamos falar sobre como é possível alavancar suas vendas a partir da adoção de algumas estratégias fáceis e palpáveis, principalmente considerando o marketing digital.

Afinal, qual o segredo para vender mais investindo pouco? Como consigo investir e continuar lucrando de forma satisfatória? É possível em pequenos e médios negócios?

Vamos a algumas dessas estratégias a seguir:

  1. Pense os processos internos e comerciais

A estruturação dos processos é um ponto crucial para que uma empresa fracasse ou obtenha sucesso em seus negócios, por isso é muito importante estar atento a organização dos mesmos.

Os processos precisam estar otimizados, organizados e alinhados entre si para que funcionem da maneira correta. Esses procedimentos burocráticos podem não estar diretamente ligados às vendas, mas quando estão bem estruturados, se evita ter que perder tempo reorganizando-os ou mesmo consertando aquilo que não deu certo em virtude dessa desorganização inicial.

Existem situações em que os atrasos e a falta de organização dos processos internos acabam refletindo no processo final da venda, problema esse que chegando ao consumidor pode causar interferência ou mesmo desistência da aquisição do produto.

Já nos referindo ao processo comercial, assinalamos sua importância e seu caráter crucial, já que através dele haverá a condução dos prospects do interesse inicial até a venda.

Portanto, é de suma importância que a sua empresa invista e organize processos internos e comerciais satisfatórios ao seu desenvolvimento. Se a sua empresa ainda não conta com isso, está na hora de repensar a adoção e melhor execução desses processos!

  1. Invista na qualificação dos seus leads

Esse tipo de qualificação consiste em uma estratégia de marketing que tem como objetivo diminuir o tempo de indecisão do cliente em potencial sobre uma compra.

Vamos simplificar: no momento em que um comprador potencial tem o 1º contato com a sua empresa e produtos, é possível que ele ainda não esteja completamente certo sobre efetuar a compra ou não, ou seja, ele pode estar pesando os prós e contras da aquisição. As perguntas que ele faz a si mesmo podem ser:

  • Tenho necessidade desse produto?
  • Quais são os seus benefícios?
  • Vale a pena investir esse valor por esses benefícios?
  • Posso arcar com esse valor agora? É o melhor momento?
  • O que o concorrente me oferece? É melhor?
  • Ele será mesmo útil para mim?
  • E se esse produto não me atender?

Na grande parte das vezes, o cliente potencial vai querer e pensar responder essas e, talvez, muitas outras questões antes de, de fato, concluir a compra.

Contudo, o tempo gasto por ele entre o 1º contato com a sua empresa e produto e e o propósito final, que é a aquisição, pode ser trabalhado com estratégias próprias.

Quando você se propõe a  educar leads, e aplica estratégia eficiente de marketing, você pode responder a essas perguntas antes mesmo que seus clientes as façam em suas cabeças.

Portanto, aplicando essas estratégias, o potencial cliente deverá chegar mais rapidamente ao estágio de efetuar a compra.

Essa é uma tática ainda mais interessante porque o conteúdo precisa ser produzido apenas uma vez, ou seja, não é algo cansativo ou que demande grande quantidade de tempo. Após pronto, estará no site e plataformas do empreendimento, pronto para ser consumido por todos os clientes em potencial.

É uma espécie de educação coletiva que evita o desperdício de dinheiro e tempo com uma venda inicial individual.

É nesse sentido que o funil de vendas ideal, hoje, tem mais necessidade de um bom trabalho de marketing do que de vendas, propriamente ditas.

  1. Dê foco ao marketing digital

marketing digital oferece uma série de estratégias que podem auxiliar na alavancagem das vendas de sua empresa. E o melhor é que sua utilização não precisa onerar os custos de forma tão perceptível.

Na verdade, as estratégias de marketing digital mais utilizadas são as que  ajudam na redução do custo de aquisição enquanto, ao mesmo tempo, fazem com que os lucros aumentem.

Vamos a algumas dessas estratégias:

Redes sociais

Nessa última década foi possível perceber o quanto as redes sociais podem ser fortes em matéria de divulgação. Elas são excelentes canais de marketing, isso porque há um grande volume de pessoas que as usam, o que garante que haja uma grande interação com propagandas e anúncios. Além disso, a própria estrutura dos sites é propícia a esse trabalho.

Há a disponibilização de recursos próprios para empresas que pretendem atrair mais pessoas, engajar melhor os fãs (através das ferramentas “seguir”, por exemplo) que já possuem e mesmo realizarem vendas diretamente para eles por essas plataformas sociais.

Marketing de Conteúdo

Se baseia na produção de conteúdo que possa responder a eventuais dúvidas, geralmente comuns, dos seus potenciais clientes, essa estratégia de marketing é utilizada por quase 80% do total das empresas registradas no Brasil.

Vale a pena conhecer mais sobre o Marketing de Conteúdo. Em breve lançaremos um ebook que você poderá acessar aqui pelo nosso site!

E-mail marketing

e-mail marketing também é uma excelente maneira de construir um relacionamento com os seus possíveis clientes e fidelizar aqueles que já o são.

  1. Saiba qual é a sua concorrência

Um passo importante para alavancar as vendas é ter conhecimento prévio sobre a concorrência.

É aí que entra a importância do Benchmarking e de conhecer o que seus concorrentes oferecem de mais positivo e mais negativo. Assim será possível conceber estratégias que o coloquem na frente nessa concorrência.

É fundamental que você conheça seu público alvo, ou seja, o tipo de pessoas as quais você deseja alcançar . Assim, será mais fácil direcionar suas ações de marketing e vendas.

Unindo todos esses conhecimentos sobre os concorrentes e sobre o seu público alvo, você poderá perceber aquilo que seus concorrentes fazem, tanto o que dá certo quanto o que não… A partir de então poderá se destacar!

  1. Cliente como foco

Quando você fideliza clientes, você simplesmente garante que, ao menos, suas vendas se mantenham. E como conseguir isso? Conferindo a eles sucesso com a aquisição de seus produtos.

Sucesso do Cliente é um conceito que vem se tornando muito popular. Essa popularidade foi importante para que muitas empresas adotem esse conceito como foco e designem departamentos para tal.

Para que o conceito dê certo, é fundamental:

  • manter linhas de comunicação abertas na totalidade do tempo
  • antecipar problemas do cliente

Experiências positivas com produto e suporte tendem a ser decisivas para bons feedbacks e novas compras. que enxergam valor tanto no produto quanto no suporte recebido, obviamente se sentirão inclinados a comprar novamente.

Além disso, esse trabalho será crucial para que os mesmos consumidores defendam e indiquem sua marca! Assim, a conquista de novos clientes e ampliação das vendas será uma constante.

  1. Equipe motivada

Colaboradores motivados são comprovadamente mais produtivos. Por esse motivo é importante investir nisso. Além disso, construir um ambiente leve e colaborativo é fundamental para a saúde mental de todos que integram a empresa.

Equipes integradas são equipes mais completas, por isso, que tal unir o pessoal d marketing e do comercial, por exemplo?

Quando o assunto é motivação, é importante investir em:

  • Treinamentos constantes
  • Cursos diversos
  • Certificações

Além disso:

  • Apoio psicológico
  • Incentivo positivo
  1. Invista em parcerias

Empresas que dão certo investem em parcerias que podem favorecer o crescimento e visibilidade de seu negócio. Essas parcerias atraem clientes e alavancam as vendas. Acredite!

Através do co-marketing é possível desenvolver esse tipo de parceria em que ações conjuntas são realizadas por empresas parceiras, assim como, ao final, os resultados são compartilhados.

Pode ser muito importante e valioso também aprender com quem já está no mercado há mais tempo, por isso, troque experiências, sempre que possível! Esse câmbio de experiências pode ser definidor para que novas estratégias de vendas e inovações sejam aplicadas ao cotidiano de ambas as empresas.

  1. Aposte em ferramentas de qualidade

Nesse post falamos muito sobre como combinar muitas vendas a estratégias em que os custos não fossem demasiado elevados. Porém, é importante frisar que o investimento em ferramentas de qualidade será determinantes para o sucesso de suas vendas.

É importante investir na estrutura e um investimento adequado se dará a partir dessas ferramentas, que serão suporte para que as vendas se mantenham a curto, médio e longo prazos.

Para escolher a ou as ferramentas que melhor se adequam a sua empresa e a seus produtos busque profissionais que dominem o marketing e estejam engajados na área de vendas. Essa pesquisa com profissional será importante também para que não haja desperdício de dinheiro.

Com o tempo de utilização você perceberá que o retorno com a utilização das mesmas de forma correta pode ser muito mais pujante do que os gastos iniciais.

Coloque em práticas todas ou boa parte dessas ações e veja o quanto suas vendas tem capacidade de crescer!

Gostou desse conteúdo? Acesse o nosso blog e fique sempre de olho nas tendências do mercado!

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