Valorizando sua equipe: como fazer com que seus colaboradores se sintam reconhecidos.

Uma empresa, dentre muitos outros fatores, é constituída pelo material humano que a compõe. A área responsável por dirigir os recursos humanos – ou seja, a área de Gestão de Pessoas – deve ter em mente a importância de deixar evidente para cada colaborador, o quanto o seu trabalho é fundamental para o funcionamento da empresa como um todo.

É baseado nessa cultura que esse setor, em parceria com a gerência e mesmo donos devem prezar pelo reconhecimento de seus colaboradores.

Esse cenário foi decisivo para a criação de estratégias diversas com a finalidade de a cada dia mais valorizar o público interno que compõe o quadro de funcionários dos empreendimentos.

A importância da introdução dessa cultura de valorização:

  • Redução do número de demissões voluntária
  • Redução da rotatividade de funcionários
  • Aumento da satisfação do colaborador
  • Níveis de colaboração e engajamento se elevam
  • Ideias mais promissoras por parte dos colaboradores
  • Vontade de somar e maior entrega na resolução de problemas da empresa

Vantagens interessantes, não é mesmo?

Além de serem ótimas para o desenvolvimento da empresa, implementá-las requer baixo custo operacional e simples mudanças.

Pra saber um pouco mais sobre esse assunto, a COOPBANK separou para você algumas dicas que podem ser adaptadas na sua empresa.

Fica aqui e acompanhe com a gente!

Tem interesse em implementar uma cultura de reconhecimento de colaboradores na sua empresa? Então veja as dicas que separamos especialmente para vocês!

  1. Planos de carreira sólidos

Planos de carreira são muito importantes dentro de uma empresa, uma vez que eles funcionam como um norte para o colaborador que almeja oportunidades melhores.

Mas, o que é um plano de carreira?

Em uma definição simples, é uma trajetória criada pela empresa pela qual o colaborador poderá caminhar dentro do empreendimento.

Eles são excelentes formas de reconhecer um funcionário, já que tendo um plano sólido a ser seguido, o mesmo consegue perceber que há um futuro para ele dentro da organização, ou seja, há cargos mais altos a serem conquistados.

  1. Invista no reconhecimento diário

É preciso reconhecer seus funcionários no dia a dia, em ações simples que ocorrem no cotidiano.

Não adianta reconhecer apenas para o prêmio de funcionário do mês, ou mesmo na data do aniversário do colaborador…

Se uma meta foi batida com sucesso, reconheça publicamente. Se um funcionário se destacou em algum contrato, replique e-mails para toda a equipe, reconhecendo o sucesso da empreitada.

Essas atitudes levarão aquele funcionário a se sentir valorizado, assim como farão com que a equipe também almeje uma entrega maior.

Reconhecimento significa renovação do ânimo da equipe!

  1. A vida pessoal do funcionário também interessa

Por isso, valorize as conquistas pessoais dos mesmos.

Invista em mimos no dia do aniversário, quando a família do colaborador aumenta ou quando algum deles se casa, por exemplo.

Essas são excelentes oportunidades de mostrar que o colaborador é mais do que um número.

Com essas atitudes ele pode se sentir parte importante e integrante da equipe como um todo.

  1. Valorize o feedback

Trabalhar nas sombras, sem saber exatamente como está a sua avaliação é algo que deixa os funcionários incomodados.

Imagine realizar uma série de testes e trabalhos na faculdade, por exemplo, e não receber nenhum feedback… Isso atrapalharia e muito sua evolução, pois não saberia onde pode melhorar ou mesmo o que já está ótimo.

Por isso, os funcionários precisam ter conhecimento sobre as expectativas da empresa em relação ao seu trabalho e como está se saindo nas tarefas que estão desenvolvendo.

A cultura do feedback também funciona na contramão, ou seja, através de uma gestão transparente, os colaboradores podem apontar aquilo que veem como falhas no interior da empresa e assim, de uma forma geral, todos podem trabalhar juntos para melhorarem.

Isso evita reclamações e críticas de clientes e mesmo fofocas no interior da empresa.

  1. Reconhecimento através de bonificações

Ainda que o reconhecimento não monetário seja muito importante, como salientamos nos pontos anteriores, aqueles monetários também são.

Afinal, o décimo terceiro salário, um bônus pelo batimento de metas ou um amento, são de grande valia para que o colaborador possa tocar seus planos pessoais.

A participação nos Lucros e Resultados (PLR) podem ser uma forma muito bem vista na valorização de seus funcionários, afinal, ao ganhar uma porcentagem dos lucros da empresa, ele se sente parte dela e, além disso, o valor costuma ser bastante atrativo.

Mas, além da PLR, do aumento do salário – que também será passo importante nesse vínculo – pode haver ainda a cultura de presentear funcionários com viagens curtas, aparelhos eletrônicos ou bens de similar valor.

Certamente ele se sentirá importante e continuará a somar ao time!

Gostou dessas dicas? Tem mais alguma que você costuma utilizar para valorizar seus funcionários? E você, colaborador, se sente valorizado? Indica alguma atitude que pode te fazer sentir melhor no meio em que trabalha? Conta aqui nos comentários!

Tags :

Compartilhe Este Artigo

Notícias Mais Comentadas