Praticando Kaisen: uma filosofia japonesa

Provavelmente você sabe o quanto a cultura japonesa é rica em diversos sentidos.

Provém dela uma série de filosofias que contribuem para desenvolvimento da mente e do corpo. Kaisen também é uma filosofia japonesa da qual, talvez, você nunca tenha ouvido falar.

Resolvemos separar um espacinho para que você conheça um pouco mais sobre ela, principalmente se pretende alcançar objetivos de longo prazo.

“Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje”.

A frase se refere-se ao entendimento básico sobre essa filosofia que pode ser aplicada nos mais variado âmbitos da vida humana: social, familiar, pessoal e no ambiente de trabalho.

Como funciona?

A ansiedade e afobação são muitas das vezes as principais inimigas dos seres humanos no caminho para seus objetivos.

Então, para não enfrentar uma grande mudança ou perseguir um objetivo de forma insana, a prática da Kaisen apresenta uma perspectiva de aproximação paulatina, ou seja, oferece uma base para que o indivíduo se aproxime aos poucos todos os dias.

Kaisen é justamente uma filosofia japonesa de autodesenvolvimento que dá suporte àqueles que possuem dificuldades para se encontrarem dentro do caminho no alcance dos seus objetivos.

Geralmente, a ideia do fazer de forma radical é assustadora, isso porque a aposta pode gerar incertezas e são essas que minam a autoconfiança e motivação para colocar em prática as etapas para seus sonhos.

Nesse sentido, aqueles que praticam kaisen optam por realizarem pequenas conquistas diárias que, por sua vez, motivam outras conquistas também diárias, conformando o caminho para que o objetivo ou conquista final seja alcançada.

Kaisen, no idioma japonês quer dizer melhoria continua. Ou seja, a filosofia é a de impulsionar o indivíduo a ser sempre melhor do que era no dia anterior a partir de pequenas conquistas.

Nesse sentido, as melhorias são aplicadas ao seu cotidiano e através delas é possível eu se cumpra o objetivo final.

Segundo aqueles que aderem à filosofia, pequenas melhorias, como ser 1% melhor em algo do que no dia anterior já são suficientes para que de forma gradativa ao objetivo.

Quando você foca em uma conquista que seja atingível, a motivação é a de melhorar o quanto for possível de acordo com o tempo.

Kaisen e o trabalho

A prática pode e deve ser realizada no ambiente corporativo, como já afirmado. Com ela é possível aprimorar não somente o ambiente da empresa mas também o comportamento dos colaboradores.

Todo o aprimoramento ocorre de forma gradativa, sem uma busca desenfreada por objetivos, sucesso rápido, ou seja, sem atropelar as etapas que a filosofia apresenta.

A aplicação do método nas empresas sugere que todos os dias ocorram implementações de melhorias, nesse sentido, pelo menos algo precisa ser melhorado diariamente para que a filosofia seja aplicada de forma correta.

O “step by step”, que significa uma etapa por vez, conforma justamente essas melhorias diárias e atuam diretamente na otimização dos processos que ocorrem na empresa, assim como o aperfeiçoamento do comportamento daqueles que atuam como colaboradores.

A ideologia Kaizen elimina desperdícios no interior da empresa, desperdícios esses que são extremamente danosos ao processo produtivo.

De uma forma geral, a melhoria contínua é participada por todos os integrantes da empresa, da base da pirâmide ao topo, pois a integração é a chave para que o processo seja bem sucedido, assim como a participação de todos aqueles que constituem o quadro.

Leia também >> Protagonismo: o que a empresa espera de seus colaboradores

A filosofia também tem o poder de investir no comprometimento de todos os seus funcionários, visando as melhorias diárias e objetivo final, o que é decisivo para a criação de um clima favorável ao crescimento da empresa a partir de um clima organizacional positivo.

O que você acha de colocar em prática essa filosofia na sua vida pessoal e negócios? Que tal se cobrar menos diariamente e atingir aquilo que sempre sonhou com equilíbrio e constância?

Tags :

Compartilhe Este Artigo

Notícias Mais Comentadas