O bancário que deseja crescer precisa dominar produtos bancários, mas principalmente, técnicas de venda. Esse domínio garante que suas metas sejam batidas mesmo com a correria cotidiana, com o tempo que corre contra você e com aquela sensação de que as metas são inatingíveis.
É importante ressaltar que a honestidade na venda e o respeito às regras da empresa são essenciais, por isso não falamos aqui em venda casada, mentiras, omissões ou qualquer coisa do tipo.
A ideia aqui é a de apresentar a você dicas muito simples, mas de grande valor quando o assunto é venda. Portanto, separamos para você essas dicas com muito cuidado dicas que vão lhe ajudar a impulsionar suas vendas e alavancar sua carreira.
Se você procura vencer o obstáculo do cansaço, da estagnação e da invisibilidade perante seu chefe o suficiente, fica aqui com a gente acompanhe essas dicas:
- Conheça minimamente o seu cliente
Uma primeira abordagem sempre pode ser seguida de uma aparente conexão. É isso mesmo. Conecte-se ao seu cliente. Pode parecer bobo, mas é profundamente importante que ele se identifique com você e sua abordagem.
A melhor forma de sugerir isso?
Procure guardar informações sobre ele. Se ele já é um cliente do banco, provavelmente o sistema tem informações sobre ele, mas se não é ainda, anote ou memorize todo o seu relato.
Saber o seu nome, por exemplo, é importante. Isso demonstra interesse pela demanda do cliente. Gera a percepção de preocupação do vendedor em relação a quem ele atende.
- Quebre o gelo
Use e abuse da simpatia. Demonstre interesse por sua vida ou questões pessoais – não íntimas, claro. Busque fazer elogios sinceros. Se esforce para criar um vínculo.
É importante estar atento ao excesso. Tome cuidado para que o rumo da conversa não fuja completamente do seu objetivo: fechara a venda e alcançar sua meta.
Mantenha o foco na missão.
- Não se descuide e seja claro
Para que a comunicação seja efetiva é necessário que sua dicção e capacidade de síntase estejam afiadas. Por isso, se expressar bem é muito importante. Sua aparência também precisa ser constantemente cuidada. Vista-se de forma confortável, mas inspire confiança no vestir-se. Cuide também dos trejeitos e muito cuidado com termos, expressões ou gestos inapropriados.
Lembre-se de que a maneira como você fala, seus gestos e mesmo como cuida de si passam mensagens claras sobre sua postura e são decisivas no que você transmite ao cliente: sentimento de empoderamento, foco, confiabilidade…
Mas lembre-se: termos muito sofisticados na fala podem ser prejudiciais na projeção da mensagem. Se faça entender.
Além disso, quando o assunto é aparência, aposto no equilíbrio. Menos é mais.
- Domine os produtos do banco
Domine aquilo que você oferta. Como passar credibilidade a um cliente se ele percebe que o funcionário que o vende não entende nada sobre o mesmo? Seja qual for o produto, estude-o e demonstre domínio de suas regras e benefícios.
É preciso dominá-los para que eles sejam ofertados no momento certo e aos clientes apropriados para consumo de cada produto.
Você deve estar pronto a responder a todas as perguntas de seu cliente e, caso não saiba, precisa estar atento a um plano B. Mas, não joga a responsabilidade para o alto não. Mantenha o foco no objetivo.
- Venda o que ele quer
Lembre-se de que você vende o que o cliente procura, ou no mínimo, precisa.
Por isso, oferte aqueles produtos que são mais a cara do cliente.
Tenha atenção a tudo o que ele fala para entender o seu perfil de busca.
Gostou dessas dicas? Conhecem alguma outra? Se sim, conta aqui nos comentários.
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